terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Sentirmo-nos sozinhos tem as suas utilidades...

Quase toda a gente que me conhece acha estranho que eu tenha poucos amigos. "Porquê, se sou tão simpática!?". No entanto por vezes queixo-me disso, e continuam a questionar-me... "Eu quero ser teu amigo, e tu não deixas!". Ora, a amizade a meu ver já existe sem que nós a permitamos "entrar". Dessa forma, quem acredita mesmo ser meu amigo, já o é! Não precisa de se forçar entrar em circunstância nenhuma, porque já coabita um universo mágico comigo se realmente estiver atento. Até porque eu não me queixo de falta de pessoas a quererem ser minhas amigas. Eu queixo-me é da força com que impõem a sua individualidade na amizade, esquecendo que amizade existe para se curtir ser um pouco do outro, enquanto o outro é um pouco de nós. Partilha de experiências e não competição de estilos! Então é natural que por vezes mesmo me sentindo sozinha eu prefira ficar no meu canto, como que aceitando uma solidão que não mereço. E hoje decidi explicar-vos porquê...

É espantoso como certas pessoas que passam pela tua vida vêm apenas fazer-te aprender qualquer coisa, sem com isso terem de permanecer. Quem não sentiu já isto? De repente parece que ficaste acompanhado. As pessoas chegam e dão-te um conselho, impõem-te a sua verdade, tanto que por vezes tu até acreditas ser um sábio que ali está. Acreditas que ele não veio para se ir logo embora a seguir. Há sempre qualquer coisa de químico entre vós. E até ouves o que ele tem a dizer, valorizas os seus pontos de vista. Pensas: "Meu Deus, se perante tanta solidão alguém apareceu e me dá um conselho é sinal que devo ouvir. Devo deixar de pensar em mim e sentir-me feliz porque tenho alguém a preocupar-se em que eu seja feliz. Devo ignorar o que eu penso e que só me trouxe solidão e fingir que os pensamentos dele são os meus."
E depois adoptas o seu estilo de pensamento. Mas não adoptas só isso, adoptas inevitavelmente um apego a essa pessoa. E de repente a vida leva-a. Dá-lhe um rumo e ele escolhe segui-lo porque ao contrário de ti, ele ouve-se somente a si próprio. E para isso, para seguir o seu rumo ele tem de sair da tua vida. Estás agora de novo sozinho, mas ainda mais sozinho! Porque adoptaste uma identidade que não era tua, só para te chegares mais perto do outro. Agora és sozinho e sem identidade.

Resumindo, as pessoas que impõem uma identidade procuram estar com outras que também tenham a própria identidade. É por isso que muitas vezes podendo estar acompanhada, eu prefiro ficar sozinha a curtir a minha própria identidade. E depois sim, vou beber um café com alguém, quando já não me estiver a sentir tão sozinha.
Isto, porque mesmo que seja para te gozarem depois, tu só terás valor para os outros e para ti, se souberes e te assumires como és. Porque quem te dita o modo como deves ser, amanhã já não estará mais aí quando voltares a precisar de uma direcção. Sê tu próprio em qualquer ocasião!

"A solidão não existe. O que existe é o Universo a retirar todas as pessoas do teu caminho para definitivamente te encontrares com o teu interior. O retorno ao ambiente mágico do teu interior. E esse ambiente, quanto mais vivido for, mais mágico se torna."

A Alma Iluminada, Alexandra Solnado

3 comentários:

  1. Muito bonito o teu texto amiga. Concordo contigo, até porque eu tenho um lema "Mais vale só que mal acompanhado".
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito mesmo...e não o digo só por ser tua amiga. Digo-te pk temos ser nós proprios e como consequência verdadeiros com as pessoas que nos rodeiam!

    Tá mesmo espectacular o texto, e o excerto mto bem escolhido!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos vossos comentários. Beijinhos grandes às duas. Adoro-vos!

    ResponderExcluir